Search

IDIOMA

28 de abril de 2016

LINHAS DE NASKA (PERU)

As famosas linhas misteriosas são encontradas no deserto de Naska, no sul do Peru. Estudiosos acreditam que essas linhas foram criadas pela Civilização Naska entre 400 e 650 a.C.
São centenas de figuras individuais, que podem ser associadas a desenhos de animais como o macaco, beija-flor, aranha, cachorro e até mesmo a um astronauta.
Algumas figuras têm mais de 200 metros de diâmetro e causam dúvidas nas pessoas, de como e por que esses desenhos foram projetados e desenhados para serem visualizados de uma grande altitude. Alguns acreditam que esses fenômenos estejam relacionados às pistas de pouso ou aeroportos alienígenas.
As Linhas de Nazca ou Nasca são um conjunto de geoglifos antigos localizada no deserto de Nazca, no sul do Peru. Eles foram designados como um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1994. O alto planalto árido se estende por mais de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa nos Pampas de Jumana, cerca de 400 km ao sul de Lima. Embora alguns geoglifos locais lembrem a cultura de Paracas, estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criados pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C. As centenas de figuras individuais variam em complexidade a partir de simples linhas até beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões ou orcas, lhamas e lagartos.
As linhas são desenhos rasos feitos no chão, removendo as pedras avermelhadas onipresentes na região e descobrindo o chão esbranquiçadas por baixo. Centenas são simples linhas ou formas geométricas, com mais de setenta desenhos de animais, aves, peixes ou figuras humanas. Os maiores têm mais de 200 metros de diâmetro. Os estudiosos divergem na interpretação dos efeitos dos projetos, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso.
Os desenhos geométricos poderiam indicar o fluxo de água ou estarem ligados a rituais para convocar água. As aranhas, pássaros e plantas poderiam ser símbolos de fertilidade. Outras explicações possíveis incluem: sistemas de irrigação ou gigantes calendários astronômicos.
Devido ao clima seco, sem vento e estável, de planalto e ao seu isolamento, a maior parte das linhas foram preservadas. Extremamente raras, mudanças climáticas podem alterar temporariamente os projetos em geral.
By: Júnior Silva