Search
IDIOMA
28 de abril de 2016
JARDIM ALNWICK (INGLATERRA)
Muito diferente dos jardins públicos comuns existentes em todo o mundo, existe um jardim tão curioso quanto ... perigoso! Trata-se do Poison Garden (numa tradução livre, Jardim Venenoso), instalado dentro do Parque Alnwick, no Norte da Inglaterra, a cerca de 500 Km de Londres. Inaugurado em fevereiro de 2005, ele foi concebido por Helen Percy, duquesa de Northumberland, que recebeu uma licença especial do governo britânico para cultivar e expor muitas espécies de plantas bem perigosas e até proibidas.
Por trás dos portões fechados do Poison Garden, as visitas são monitoradas e os guias responsáveis compartilham contos de plantas mortais. Mitos e lendas são descobertos, juntamente com fatos da ciência e da história.
Muitas das plantas são bem conhecidas por suas propriedades medicinais, mas existe um detalhe que diferencia tudo, como bem explica a duquesa idealizadora do jardim:
"Eu sempre me perguntava por que tantos jardins ao redor do mundo dedicam-se apenas em focar o poder de cura das plantas ao invés de sua capacidade de matar ... eu sentia que a maioria das crianças estaria mais interessada em saber como uma planta pode matar, quanto tempo você levaria para morrer se a comeu e o quanto horrível e dolorosa a morte poderia ser”.
O Poison Garden é todo cercado por muros e grades e, logo na entrada, um quadro adverte os visitantes: “Essas plantas podem matar”. Mesmo as pessoas que trabalham no local tratam as plantas com o maior cuidado, usando luvas ao manuseá-las. Ali vivem mais de 100 espécies venenosas, alucinógenas e medicinais de várias partes do mundo, como a papoula, a beladona e até a famosa Cannabis sativa (a planta da maconha) cujos exemplares ficam expostos fechados em grandes gaiolas.
Algumas das plantas são muito belas, apesar de mortais, e outras parecem ser tão inofensivas que é difícil imaginar que apresentem substâncias perigosas, até mesmo fatais.